quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A leitura faz MUITO bem...

  

     Nunca tinha pego um livro e lido do início ao fim, pois assim como eu, muitas pessoas vêm de escolas públicas que, infelizmente, não conseguem, ou não tentam, criar o hábito da leitura aos estudantes que passam por elas, o que é muito prejudicial para ambos, pois dessa forma o aprendizado fica muito mais difícil. Embora a escola pública não influencie o aluno para a leitura, quando passa do ensino médio para enfrentar o vestibular, vem o maior desafio: A interpretação de texto! Como uma pessoa que não foi educada, enquanto havia tempo, vai conseguir interpretar um texto? Como um professor pode pedir a um aluno desse que ele leia e releia várias vezes uma mesma questão até ele entender se ele não tem o hábito à leitura? É claro que para toda regra há exceção, mas a exceção é mínima com relação a esse assunto, e isso é assustador, pois dessa forma não chegaremos a lugar algum. Enquanto a Educação do nosso país não mudar, não chegaremos lá. E para chegarmos, nada melhor que uma boa leitura...
    
     A leitura mexe com a imaginação de qualquer um, pois quando lemos um livro, nós entramos num mundo completamente novo e diferente do mundo real, e é essa sensação gostosa que a leitura nos fornece. Mas, não adianta você pegar um livro e lô-lo por lêr, pois em nada vai acrescentar... A melhor coisa para quem não tem o hábito de lêr e que adquirí-lo é começar devagar... Claro, parece óbvio, mas tem gente que já quer começar com livros da literatura brasileira, por exemplo, que foram escritos há bastante tempo e que tem uma escrita de difícil interpretação (ao meu ponto de vista), não, assim não vai dar certo, falo por experiência própria. Tem que se acostumar aos poucos, lendo livros que chamem a sua atenção.
   
     Uma boa maneira de saber qual livro chamará a sua atenção e que, provavelmente, você irá lê-lo até o final é lembrar de um filme que você gostou muito, assim fica fácil você conseguir terminar o livro, principalmente se for uma saga e algum filme ainda não tiver sido lançado, comigo funcionou...

    
     Quando engravidei da minha primeira filha, além de outras coisas que eu sabia que tinha de mudar o hábito era com relação à leitura, pois de uma coisa eu tinha certeza: Minhas filhas podem até não gostar de lêr, mas não seria por falta de incentivo. E assim eu fiz, como gosto muito da saga Crepúsculo, por que não começar com esse livros? O filme Amanhecer ainda não tinha sido lançado e eu tinha que esperar por mais de ano para saber o final, então, para poder ler o livro Amanhecer, tinha que começar pelo livro Crepúsculo, e assim fiz e até hoje não consigo ficar sem um livro para ler, é um hábito que a gente adquiri com muita rapidez e acaba gostando. Hoje, eu estou lendo os clássicos, a literatura brasileira, pois sei que se eu começar um livro vou terminá-lo.
    
     Um dia, estava sentada com alguns amigos falando sobre filmes, e tinha uma amiga que a cada filme que faláva-mos, ela dizia que também tinha lido o livro, eu achei aquilo lindo e vergonhoso: Lindo porque nunca tinha visto, ou ouvido, uma pessoa falar que tinha lido tantos livros quanto ela, e vergonhoso porque foi assim que me senti, pois com relação a esse assunto, eu não tinha nada a acrescentar... Eu, realmente, senti vergonha de mim, mas trabalhei para mudar isso e mudei.
    
     Hoje, por mais que eu não tenha uma vasta lista de livros lidos, tenho orgulho porque hoje eu gosto da leitura, percebi, outro ponto positivo da leitura, que a minha escrita melhorou bastante, pois hoje eu consigo ter um desenvolvimento melhor para escrever sobre algo e sei, e tenho muito orgulho, que as minhas filhas ADORAM livros. Ah, outra coisa que é legal também, é ter uma pessoa para falar sobre o livro, pois é muito chato terminar de ler algo e não ter com quem discutir em relação, contudo, isso não pode ser desculpa para não começar a lêr. Que tal hoje?

     Se quiserem alguém para conversar, é só postar comentários. Estarei sempre por aqui...


Bjs e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário